segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Faxineira que virou depiladora



















Fátima era analfabeta, tinha 5 filhos, foi indicada por uma depiladora minha para trabalhar no salão como faxineira. Ela limpava a casa como eu nunca vi... até os azulejos da cozinha ela limpava com escovinha de dentes, um capricho!
Mas eu não me conformava com o fato dela não saber ler e escrever, resolvi ensina-la, comprei cartilhas, joguinho de letras, ficava pelo menos uma hora por dia com ela, tentando ver se ela aprendia algo. Era muito difícil, ela já tinha uma certa idade e eu não tinha didática nenhuma... mas eu ia tentando e ela também. Devagar pelo menos o nome ela já conseguia assinar... conta ela sabia fazer de cabeça era esperta a bichinha...
Mas como em toda empresa, vassoura nova sempre varre bem, durante um tempo ela foi exemplar na limpeza, mantinha o salão impecável, comecei a dar a ela além do salário uma cesta básica para ajudar em casa afinal 5 filhos não era bolinho.
Todo Natal fazíamos festinha no final do ano e eu sempre presenteava todos os filhos dela. E eu fazia de coração pois ela era realmente empenhada... Ela ficou 4 anos comigo. Com o tempo fui ensinando ela a mexer com a cera de depilação e aos poucos comecei a ensina-la a depilar, eu e as outras depiladoras, todo mundo ajudava a Fátima. Minha idéia é que ela evoluísse, aprendesse uma profissão melhor, e ela foi aprendendo... não só as coisas boas como as coisas ruins também... conforme a empresa foi crescendo e a quantidade de funcionários aumentando também aumentaram as maçãs podres e infelizmente toda capacidade que ela tinha pra aprender também tinha para se influenciar... e Fátima começou a mudar...
Começou a perder a humildade, a se achar..., passou a reclamar do serviço, do horário, do ganho, começou a chegar tarde, em vez de dar o bom exemplo para as novas ela foi se estragando com as más influências, foi se debandando para o lado de lá... o processo foi lento eu demorei para acreditar, mesmo porque toda a empresa estava de degringolando sem que eu percebesse. Na fase ruim, aquela pior de todas, ela não foi trabalhar com a massagista, ficou como depiladora, já estava fazendo clientela, eu naquele turbilhão tentando salvar as coisas, chegou num ponto que ela era a única depiladora da casa, pois a massagista levou a outra, tudo dando errado e ela veio e pediu as contas. Eu não tinha nem dinheiro pra pagar a recisão dela, fíz um acordo para pagar parcelado em 10X, ela aceitou e eu fui na tempestade por mais 9 meses, tive que aprender a depilar para não ter que contratar mais ninguém, eu estava ficando totalmente sózinha a falência já tava batendo na porta, chegou um ponto que eu só tinha uma funcionária, nova tinha entrado a 3 meses, praticamente para me ajudar a fechar. Então veio a punhalada fatal.
Quando faltava o último pagamento do acordo dela, eu estava numa situação desesperadora e atrasei 2 dias para paga-la. Recebi um telefonema anônimo dizendo que se eu não pagasse eu iria me arrepender. Não entendi mas paguei, no dia seguinte apareceram 2 fiscais da justiça trabalhista dizendo que receberam uma denúncia de que tinha gente trabalhando sem registro no salão, eu só tinha aquela coitada que estava me ajudando a fechar, as fiscais ficaram até com dó de chutar o cachorro morto, mas mesmo assim me fizeram registrar a menina mesmo sabendo que eu estava para entregar a casa. Mais prejuízo, mais dor de cabeça e tudo a troco de nada pois nessa altura do campeonato eu já estava decidida a não ter mais negócio. E foi ela que me denunciou, junto com uma recepcionista antiga. Acreditem ou não... tempos depois... ela me ligou em casa para perguntar se eu tinha trabalho pra ela, essa gente é caruda mesmo não? pra essa eu respondi bem mau educada que se eu a visse passando fome na minha porta junto com um cão era mais fácil eu alimentar o cão. Pelo menos eu não me arrependeria depois.

7 comentários:

  1. há seres humanos imcapazes de ter um pingo de gratidão, mais a vida ensina. COLHEMOS O QUE PLANTAMOS, PODE ATÉ DEMORAR MAIS A COLHEITA É CERTA!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade... mas sabe Ana eu nunca paro de tentar confiar no ser humano, ele tem jeito! uma hora aprende! nem que seja depois de uma colheita amarga... obrigada pela visita querida!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana,

    É revoltante a ingratidão das pessoas! Mas como a Ana Paula disse com certeza sempre COLHEMOS O QUE PLANTAMOS e ainda nesta vida.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sei bem como é isso.A ingratidão das pessoas comigo é uma coisa imprecionante. Sou assim como vc, gosto muito de ajudar as pessoas, sou extremamente prestativa, amorosa, amiga de verdade. Mas msmo assim, não tenho sorte com amigas, enpregadas e até mesmo com família. As vezes choro muito e pergunto para Deus por q tanta ingratidão?

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana. Também já alimentei o inimigo e sei como isso dói, mas tenha fé no ser humano; pois, por pior que possa parecer Deus está dentro de cada um de nós. Às vezes, as pessoas são instrumentos para ensinar algo que um dia mais tarde será de grande valia. Deus não desampara ninguém e só dáo frio conforme o cobertor. Na hora, às vezes, não entendemos, mas de alguma forma as experiências negativas vão nos livrar de algo pior. Não podemos deixar de acreditar no ser humano, mas devemos aprender com as experiências, principalmente as negativas, para crescermos e não cairmos duas vezes na mesma armadilha. Seu bom coração não passa desapercebido aos olhos de Deus, que tudo vê. Pode ter certeza, por tudo que você relatou, Ele já te livrou de coisas que você nem pode imaginar. Ele, nosso Paizinho Eterno estará sempre contigo. Não permita que pessoas como estas que você relatou destrua su bom coração e a sua fé.

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, que história hein? Tem aquele ditado, aqui se faz aqui se paga. Você deu sua mão na hora que ela mais precisou, te derrubou depois foi te pedir sua mão novamente. Deus é justo, você com certeza deu uma volta por cima e deve estar muito bem. Você é uma guerreira.
    Sou depiladora, não tenho salão, não tenho colaboradora, trabalho no meu cantinho do meu apartamento, não sei mais o que fazer, tenho poucas clientes, não tenho como abrir um salão, as vezes coloco a mão na cabeça e fico sem saber o que fazer. Não quero desistir, adoro o que faço. Você trabalha com qual cera? Caseira?
    Grande abraço, muito sucesso.
    Mágda

    ResponderExcluir