segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Val a primeira Manicure















Val foi minha primeira manicure, eu já tinha duas depiladoras muito boas, de tanto as clientes pedirem a tal manicure, acabei cedendo, eu diria que esse foi meu primeiro grande erro como adminisradora, ceder a tudo que as clientes pediam em vez de seguir minha idéia inicial que era uma clínica de depilação.Que estava indo muito bem obrigada até a chegada de Val. Uma senhora, mulata super simpática, excelente manicure, rápida, caprichosa. solícita, tudo de bom. Ela topava tudo, queria conquistar clientes, como era a única manicure, chegava cedo e saía tarde. Eu estava super satisfeita, o negócio crescendo, os horários apertando, chegou uma hora que ela não conseguia mais atender a demanda, eu precisaria de mais uma manicure. Na minha euforia, nem percebia que os esmaltes importados iam desaparecendo aos poucos, às vezes o caixa não batia mas tudo bem, elas eram confiáveis... um dia o rombo foi grande desapareceram R$ 300,00 da pasta de pagamento das funcionárias, foi aquele rebuliço e o dinheiro foi achado no dia seguinte, num lugar inusitado. Deixei pra lá, quem sabe eu guardei lá e me esqueci... Acabei contratando a segunda manicure, que para o desespero de Val trabalhava melhor do que ela, consequentemente ela começou primeiro a dividir suas clientes, depois a perde-las visívelmente... nisso tudo já fazia um ano que ela estava lá comigo, e as coisas sumindo... e eu não percebia, já estava com 4 funcionárias o negócio continuava crescendo, o dinheiro entrava, nada parecia errado. Mudei para uma casa maior, e Val começou a ficar esquisita, perdeu a alegria, parou de rir, começou a atrasar, faltar sem motivo e a outra absorvendo todas as clientes. Mesmo assim elas ainda trabalhavam bem, até que um dia uma cliente muito constrangida veio falar comigo a respeito de um dinheiro que ela havia emprestado a Val e não estava conseguindo receber, eram R$ 300,00. Quando ouvi o valor, me lembrei do dinheiro que "andou" a quase um ano atrás. Dei uma bronca nas duas, na cliente por ter emprestado e em Val por ter pedido, aquilo era o fim da picada! Descontei do salário dela e paguei a cliente. Quando comentei com minha irmã sobre essa história ela me contou que também já tinha emprestado cinquentão para Val que nunca devolveu. Eu SEMPRE ERA A ÚLTIMA A SABER DAS COISAS aquilo começou a me apavorar, E resolvi que ia demitir Val. mas para isso eu precisaria contrata-la, ela já estava a quase dois anos na casa e não tinha carteira assinada, ninguém tinha, nessa época já eram 5, tinha uma massagista também, contratei um advogado para me orientar, pois o salão funcionou um tempo sem firma aberta, eu não tinha experiência nenhuma, aquele caos. Abri a firma e registrei todo mundo mas era tarde demais, todas elas já tinham quase 2 anos de casa tive que seguir como estava, tentando fazer as coisas mais certas dali pra frente. Depois do registro todas mudaram mas Val que estava acostumada com a bagunça, definitivamente não se adaptou aos DEVERES de um funcionário registrado. Horário de chegada, almoço e saída ela ignorava, sobrecarregava a outra manicure pois nunca estava presente, foi ficando mau humorada e relapsa, começou a fazer as unhas das clientes de qualquer jeito, reclamações, não dava mais eu já estava planejando a demissão dela quando o destino acelerou as coisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário